Qual será seu destino no próximo feriadão? Escolha entre o sossego da Ilha do Cardoso e a rica herança cultural de Iguape, pertinho da Estação Ecológica da Jureia – dois cases de sucesso de Turismo de Base Comunitária.
RELAX TOTAL NA ILHA DO CARDOSO
O lugar
A Vila de Marujá fica em Cananeia, a 300 quilômetros de São Paulo. O lugar é protegido pelo Parque Estadual da Ilha do Cardoso, um paraíso repleto de Mata Atlântica que pode ser explorado de barco, de bicicleta, a pé… Ali não há sinal de internet ou celular, ou seja, a ideia é desconectar-se do mundo por quantos dias você achar necessário.
O programa imperdível
Caminhar pelas trilhas ou até restingas, pedalar nos 18 quilômetros de praias praticamente intocadas. Há muitas experiências incríveis na ilha, mas os passeios de barco para ver golfinhos é que costumam apaixonar os viajantes.
O Turismo de Base Comunitária
Da década de 1960 até os anos 90, a região passou por uma forte especulação imobiliária e os moradores dependiam financeiramente das casas de veraneio, onde trabalhavam como empregados. Mobilizada, a comunidade conseguiu reverter essa situação por meio do turismo de base comunitária (o case tornou-se conhecido internacionalmente). Hoje, a maior parte da renda que sustenta as famílias do Marujá vem do turismo.
Plano de viagem
A Rede Caiçara de Turismo coordena as reservas. No site você encontra todas as dicas úteis para a viagem – da lista completa de passeios até o que é fundamental levar na bagagem.
A CULTURA PRESERVADA DE IGUAPE
O lugar
Iguape está a 200 quilômetros da capital paulista. O casario histórico da simpática cidade é só o começo da viagem que explora a maior faixa contínua de Mata Atlântica do Brasil, entre os litorais de São Paulo e do Paraná. É nesse cenário de natureza conservadíssima que você passeia de canoa pelo mangue, toma banho de cachoeira, aproveita a tranquilidade das praias e caminha até o alto do morro para admirar um inesquecível pôr do sol.
O programa imperdível
A cultura gastronômica caiçara está preservada no Restaurante da Marília, em Iguape. No caminho para a Barra do Ribeira e para a Estação Ecológica da Jureia, na região do Lagamar, a casa representa o melhor da culinária local – como o peixe fresco assado acompanhado por farofa de banana. Outra forte manifestação da cultura caiçara, a música de fandango é o ritmo que costuma acompanhar as refeições.
O Turismo de Base Comunitária
O empreendimento de Dona Marília não beneficia apenas a ela, mas a toda a rede de pequenos empreendedores ligados à operação do restaurante, desde o pescador até os artesãos e o grupo de fandango. Como uma das poucas opções de alimentação na região, o restaurante também gera fluxo de visitantes para os passeios de barco pelo Lagamar.
Plano de viagem
O restaurante fica na comunidade de Vila Nova, na Estrada da Barra, em Iguape. Ligue antes para confirmar o funcionamento e fazer sua reserva: (13) 98142-7939.
Clique aqui para conhecer outros destinos do Guia Garupa do Brasil Autêntico.