A Garupa realizou no último dia 15 o webinar “Entenda por que o Turismo Responsável é a bola da vez: saiba como e porquê embarcar nessa“.

O treinamento, voltado a agentes de viagens, foi moderado por Claudia Carmello, diretora de  comunicacão da Garupa, e teve as participações de Ana Gabriela Fontoura, consultora da Garupa e diretora da operadora Estação Gabiraba; Paulin Talaska, diretora da agência de viagens Terra Nativa Ecoturismo; e Camila Barra, consultora da Garupa (saiba mais sobre as participantes abaixo).

O encontro tratou de três temas principais: o Turismo de Base Comunitária e o poder inovador desse tipo de produto; o apelo desse modelo de viagem para as agências; e o premiado projeto de Turismo Indígena Serras Guerreiras de Tapuruquara, realizado pela Garupa com outros parceiros desde 2017.

Para assistir, é só clicar AQUI.

___________________________

Claudia Carmello

Jornalista formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, tem 16 anos de experiência em jornalismo de viagem, meio ambiente e conhecimento, tendo integrado as equipes das revistas Os Caminhos da Terra e Viagem e Turismo, da Editora Abril. É co-fundadora e gestora de comunicação da Garupa.

Ana Gabriela Fontoura

Turismóloga graduada pela Universidade Federal do Pará e especialista em Estudos Ambientais pela PUC-Minas, tem expertise em metodologias participativas e experiência como operadora de ecoturismo de base comunitária – desde 2007, é diretora da Estação Gabiraba. Consultora da Garupa, atua na estruturação de projetos de turismo indígena e comunitário.

Paulin Talaska

Bióloga e Mestre em Oceanografia (IO-USP), com pesquisas em conservação e educação ambiental há mais de 25 anos. Coordena o planejamento operacional e educacional da Terra Nativa Ecoturismo, além do relacionamento com os clientes e parceiros, e pratica atividades ao ar livre como ciclismo e balonismo.

Camila Barra

Mestre em Antropologia Social pela Unicamp, atua na Amazônia há 12 anos em parcerias intersetoriais para o reconhecimento de direitos e valorização dos modos de vida tradicionais. Consultora da Garupa, desde 2013 se dedica à estruturação de iniciativas de turismo indígena associadas à gestão territorial.