A experiência única

Conhecer de um canto a outro Ponta Grossa, uma das praias mais lindas de todo o litoral cearense, em passeios de jangada, barco ou bugue, e ir além das falésias avermelhadas para ouvir as histórias incríveis dos pescadores locais.

O destino

O passeio de barco, feito com os pescadores da comunidade, é a melhor pedida para admirar de longe as falésias, formação geológica que faz a fama de Ponta Grossa e emoldura a praia de mar clarinho – uma das mais conhecidas da zona costeira sul do Ceará. A experiência fica ainda mais legal de julho a dezembro, quando o visitante pode testemunhar a pesca artesanal de lagostas, feita com os chamados “manzuás”, espécies de gaiolas que capturam os crustáceos no fundo do mar.

De volta à terra firme, a pedida para desvendar a região é a Trilha da Duna, que dá a volta na falésia e termina na praia. Prefira fazer a caminhada ao entardecer, quando a paisagem se tinge de novas cores. Outra atração são os passeios de bugue, que seguem para o litoral leste, atravessando uma área de manguezal – não deixe de conhecer o projeto Mulheres de Corpo e Algas, na praia da Barrinha, que planta, recolhe e trata algas marinhas para fazer cosméticos. Vale também curtir as jangadas e a visita ao acervo do Museu de Ponta Grossa, que ostenta porcelanas holandesas da época colonial e objetos indígenas.

A hospedagem e a alimentação ficam por conta das pousadas e chalés comunitários e dos cinco restaurantes, todos administrados pela Associação Comunitária de Ponta Grossa (ACPG).

Está neste Guia por que

– A comunidade é uma das treze que fazem parte da Rede Cearense de Turismo Comunitário (Rede Tucum), uma das organizações pioneiras em turismo comunitário no Brasil, premiada aqui e no exterior.

– É o turismo comunitário, junto com a pesca artesanal, que sustenta as 84 famílias da comunidade.