O que você vai encontrar neste livro

Compartilhamos ideias e modos de promoção do turismo indígena a partir das formas de organização das comunidades e dos desafios para a gestão dos territórios

Aqui você encontra um passo a passo para o desenvolvimento de uma proposta de visitação, para ser usado por comunidades e povos indígenas, instituições parceiras, profissionais do turismo, gestores públicos e outros atores do turismo indígena no Brasil.

Entendendo o turismo

Apresentamos conceitos importantes sobre turismo, os atores dessa cadeia e as características do turismo de base comunitária.

Turismo indígena

Discutimos as expectativas da comunidade em relação aos impactos social e territorial esperados com a atividade.

A organização para o turismo

Abordamos a necessidade de participação ativa da comunidade para que sejam tomadas decisões sobre como promover o turismo.

Por que turismo indígena?

Conservação da natureza, valorização da cultura, proteção do território, qualidade de vida para as comunidades

Faça o download do e-book

Com sua multiplicidade de culturas e povos originários, o Brasil tem enorme potencial para oferecer experiências nos mais diferentes biomas.

Conheça nosso e-book, veja como o turismo indígena pode acontecer.

Autoras

Camila Sobral Barra

Mestre em Antropologia Social pela Unicamp, fundadora da Negócios Comunitários e especialista em promover arranjos para o bem viver. Atua na Amazônia desde 2008, trabalhando em parceria com organizações indígenas e de comunidades locais na promoção do diálogo com gestores públicos e setor privado para o desenvolvimento de soluções para a sustentabilidade. Há 10 anos dedica-se à cocriação de iniciativas de Turismo Indígena e de base comunitária a partir de modelos de negócio de impacto social para a governança comunitária de territórios ancestrais em diferentes biomas. Foi colaboradora da Garupa de 2019 a 2022 em iniciativas no AM, AP, MT, PA e SP.

Ana Gabriela da Cruz Fontoura

Natural de Belém, Pará, é turismóloga graduada pela Universidade Federal do Pará, especialista em Estudos Ambientais pela PUC-Minas e mestranda em Desenvolvimento Local pela Università degli Studi di Padova, Itália. É diretora da Estação Gabiraba, operadora de ecoturismo de base comunitária na Amazônia fundada em 2007, e tem mais de 15 anos de expertise em facilitação de processos participativos e Turismo de Base Comunitária (TBC). Atua na Garupa na estruturação de novos projetos de TBC e turismo indígena.

Thaissa Sobreiro

Consultora independente, com 20 anos de experiência trabalhando com projetos comunitários de gestão territorial, pesquisas sobre uso de recursos naturais e territorialidade por populações tradicionais e direitos dos povos indígenas. Atuou como assessora do Instituto Socioambiental (ISA) no Programa Rio Negro entre 2016 e 2019, apoiando iniciativas de Turismo Indígena de base comunitária no Médio Rio Negro – Amazonas. É doutora em Ecologia Interdisciplinar com ênfase em Conservação e Desenvolvimento Tropical (Universidade da Flórida, EUA), especialista em Manejo Colaborativo de Sistemas Socioecológicos Complexos da Amazônia Brasileira (Universidade do Estado de Mato Grosso) e mestre em Ecologia de Água Doce e Pesca (Instituto de Pesquisas da Amazônia).

A Garupa e o Turismo em Terras Indígenas

Através de nossas parcerias, formações e expedições, já atuamos em Terras Indígenas de São Paulo, Mato Grosso, Pará, Amapá e Amazonas.

+
5.000
pessoas beneficiadas
23
associações indígenas envolvidas
36
comunidades e aldeias indígenas
+
100
famílias impactadas positivamente

Quer receber o seu e-book grátis?

Basta informar seu e-mail para realizar o download do e-book


    O download não foi iniciado? Clique aqui para realizar o download novamente.