A experiência única

Ouvir histórias de artesãs locais enquanto elas costuram lembrancinhas de tecido com o formato do peixe-boi, mamífero ameaçado de extinção e símbolo da região de São Miguel dos Milagres.

O destino

Habitat natural do peixe-boi, São Miguel dos Milagres, no litoral norte de Alagoas, reúne uma série de iniciativas para a preservação do mamífero ameaçado de extinção. A mais conhecida é a Associação Peixe-Boi, onde os visitantes podem ver de perto o animal no Rio Tatuamunha e aprender sobre seus hábitos.

Criado para ser uma extensão deste passeio, o projeto Oficina Peixe-Boi e Arte reúne artesãs da região que aprenderam a confeccionar souvenires de tecido com o formato do mamífero. De pelúcias a chaveiros, os produtos são feitos na sede do Instituto Yandê, ONG que mantém suas portas abertas para os turistas conhecerem o trabalho das mulheres.

Além de poder garantir uma lembrancinha original, o turista fica sabendo mais sobre a cultura local e os esforços de conscientização ambiental para a preservação da espécie, já que as artesãs aprendem sobre o assunto nas capacitações organizadas pela ONG.

Está neste Guia por que

– O projeto foi criado pelo Instituto Yandê, ONG que coordena e apoia atividades para o desenvolvimento sustentável do litoral norte de Alagoas.

– A ONG oferece consultoria e cede espaço às artesãs da região, que também aprendem sobre conscientização ambiental.

– Ao venderem produtos ligados ao peixe-boi, as artesãs disseminam ideias do turismo sustentável.