A experiência única
O encontro, na terra e no mar, com uma comunidade caiçara encantadora. Como cenário, as praias escondidas do lindo litoral de Paraty, no Rio de Janeiro.
O destino
Paraíso escondido ao sul de Paraty, Trindade é conhecida por sua atmosfera hippye e pelas praias de sonho. O que não aparece nos guias de viagem convencionais, no entanto, é seu maior tesouro: uma comunidade caiçara cheia de orgulho de sua história, cheia de histórias para contar.
Os visitantes são recebidos pelos moradores com um delicioso café da manhã, onde algumas das tradições locais já são reveladas. Dali, o próximo “passo” é uma caminhada até a Praia do Meio, onde os pescadores da Associação de Barqueiros de Trindade (ABAT) compartilham, em uma roda de conversa, a luta constante pela preservação de sua cultura e território.
É hora de vestir o colete salva-vidas e embarcar. É hora de conhecer de perto os métodos de pesca usados no dia a dia, que envolvem a preocupação com a preservação das espécies locais. Uma ótima dica é encerrar o roteiro com um típico almoço caiçara – claro, com peixe fresquíssimo e outros sabores únicos desse lugar inesquecível.
Está neste Guia por que
– O roteiro é realizado pela agência Rede Nhandereko, que conecta e articula famílias, associações e coletivos organizados em comunidades tradicionais com iniciativas de Turismo de Base Comunitária no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro (Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba).
Fotos: Reprodução site Rede Nhandereko