A experiência única

Uma imersão completa na vida caiçara, conhecendo as paisagens, a cultura e os sabores de uma comunidade autêntica do litoral fluminense.

O destino

Entre o mar e o sertão existe uma comunidade que é símbolo de resistência, tanto na defesa de seu território como na preservação cultural. O cenário é tão encantador quanto as tradições locais. De um lado, a Mata Atlântica; de outro as águas cristalinas de um dos pedaços mais incríveis do litoral brasileiro.

O passeio começa com um café da manhã recheado de histórias, uma conversa que vai da origem da comunidade a explicações sobre o modo de vida caiçara. Depois, um tour de barco que passa por 6 ilhas na Área de Proteção Ambiental – APA Cairuçu e da Estação Ecológica Tamoios.

O almoço, na Ilha do Pelado, tem receitas tradicionais da cozinha caiçara, revelando sabores autênticos do lugar. E a visita pode terminar de várias formas a partir do centro da comunidade, como passear pela roça, conhecer as cachoeiras e o artesanato local.

Está neste Guia por que

– O roteiro é realizado pela agência Rede Nhandereko, que conecta e articula famílias, associações e coletivos organizados em comunidades tradicionais com iniciativas de Turismo de Base Comunitária no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro (Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba).

Fotos: Reprodução site Rede Nhandereko