A experiência única
Tomar um banho de igarapé e outro de cheiro preparado com ervas aromáticas da mata, depois de degustar frutas amazônicas direto do pé.
O destino
A imersão no modo de vida dos ribeirinhos começa na viagem de barco, saindo de Belém, quando aparecem as casas construídas sobre palafitas e as palmeiras de açaí nas margens do rio. Ao desembarcar em Boa Vista do Acará, comunidade extrativista composta por cerca de 150 famílias, você vivencia o dia-a-dia dos moradores, aprendendo, entre tantas outras coisas, sobre a produção de farinha artesanal e o plantio da priprioca, raiz aromática usada na produção de cosméticos e principal fonte de renda da associação comunitária.
O roteiro inclui também uma oficina de produção de biojoias, a colheita de frutas típicas (como açaí e cupuaçu) direto do pé e relaxantes mergulhos nos igarapés – com direito a banho de cheiro de ervas aromáticas preparado por uma senhora da comunidade.
Está neste Guia por que
– O roteiro é realizado pela operadora Estação Gabiraba, que promove o ecoturismo de base comunitária em mais de 20 comunidades, no Pará e em outros estados amazônicos. A parceria é direta com a Associação de Produtores Orgânicos de Boa Vista do Acará e gera renda para os moradores.
– A comunidade participa da operação turística desde que o roteiro foi criado, precificando e escolhendo as atividades mais representativas de sua cultura.
– O programa de turismo visa envolver os jovens da comunidade para que eles não sejam forçados a deixar o lugar onde nasceram em busca de oportunidades melhores nas grandes cidades.