Você já pode ter lido essa história por aqui. Na verdade, só pode ter lido parte dela. Você já deve saber que a Península de Maraú, no litoral sul baiano, ainda guarda ares de paraíso perdido. Não que o destino seja desconhecido. A vila de Barra Grande, que recebe a maioria dos turistas, é repleta de pousadas, e Taipu de Fora, com piscinas naturais perfeitas pra mergulho, sempre aparece nas listas das praias mais lindas do país.

Você também já deve saber que chegar ali não é fácil: é preciso pegar uma lancha, em Camamu, ou percorrer longos (e às vezes precários) trechos de terra a partir de Ilhéus. É justamente essa dificuldade de acesso que preserva muitas praias e vilas da península – e transforma uma viagem até lá numa experiência encantadora.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Até aqui, tudo bem. Agora vamos ao que mais interessa, pra quem já conhece ou não essa história. Entre muitos recantos preservados de Maraú, um deles é a longa Praia do Cassange. E, das hospedagens que ficam ali, uma se destaca pela preocupação constante com o desenvolvimento sustentável do lugar: é a Pousada Lagoa do Cassange, que, entre outras ações, emprega mão de obra local e mantém o Instituto Promar, ONG dedicada a projetos de educação.

Um desses projetos envolve a Vila do Saleiro, comunidade próxima da pousada. Em julho de 2014, os moradores do Saleiro e o Instituto Promar realizaram um sonho. Através de uma campanha de crowdfunding bem-sucedida na plataforma da Garupa, eles levantaram R$ 52.481 (mais que o dobro da meta) para a construção de um centro cultural e comunitário – um lugar para visitantes e moradores se reunirem em torno das tradições culturais locais.

fotos_garupa_600x500px_1

A realização do projeto teve tanto sucesso quanto a campanha. O centro cultural, batizado de Espaço Harmonia do Saleiro, já começa a funcionar a todo vapor. “Temos uma rotina, uma programação fixa. Durante a semana há aulas de música, dança, capoeira, atividades de leitura e até uma sala de 6º ano do ensino médio. Aos sábados e domingos fazemos eventos como rodas de música, com apresentações dos alunos, e festas da comunidade”, diz Isney Giuliano, idealizadora da campanha – e, não por acaso, dona da Pousada Lagoa do Cassange. Pura inspiração.

Leia mais sobre a Pousada Lagoa do Cassange no Guia Garupa do Brasil Autêntico.

Em parceria com Abril – Viagem e Turismo

    Tags:
  • Cassange
  • peninsula de maraú
  • turismo comunitário
  • bahia
  • economia solidária
  • conservação
  • cultura
  • Viagem
  • turismo sustentável