Turismo sustentável: experiências perfeitas na Bahia, no Ceará, em Pernambuco e no Rio de Janeiro! Escolha um dos próximos feriados para fazer uma viagem autêntica. Conheça experiências bem sucedidas de turismo comunitário em destinos incríveis – de frente pro mar. Um cardápio que reúne história, cultura e os sabores únicos do litoral brasileiro.

Vida boa em Maraú

A Península de Maraú, no litoral sul baiano, é lugar pra relaxar. Ainda mais se você estiver na Praia do Cassange, na companhia de muitos coqueiros, com uma faixa de areia quase exclusiva. Para mudar de cenário, é só caminhar em direção à lagoa, onde o pôr do sol é inacreditável. Entre a lagoa e o mar fica a deliciosa Pousada Lagoa do Cassange, com bangalôs confortáveis (de frente para a praia ou para um coqueiral) e atendimento caprichado – tudo para proporcionar a experiência de viagem perfeita. Nos arredores, as trilhas levam a descobertas naturais como mirantes com vistas privilegiadas, cachoeiras e manguezais. Na vizinha Vila do Saleiro, você conhece um pouco dos projetos sociais tocados pelos donos da pousada – como o centro cultural construído com recursos de uma campanha de crowdfunding realizada pela Garupa.
viagens_feriadoes

 

Sol e praia no Ceará

Escondida entre dunas, lagoas e coqueirais, a Prainha do Canto Verde é um segredo bem guardado de Beberibe, a 130 km de Fortaleza. O movimento intenso da Praia de Morro Branco, que recebe vans e ônibus de excursão – e faz a (má) fama de Beberibe – passa bem longe dali. Curtir a orla praticamente deserta é só um dos programas indispensáveis na Prainha: tem a trilha que leva até a incrível lagoa do Córrego de Sal, os passeios de catamarã e de jangada, as caminhadas para encontrar pontos de desova de tartarugas-marinhas, o artesanato das rendeiras. Tudo, das reservas das pousadas aos passeios, é administrado pela comunidade (prainhadocantoverde.org),  que tem uma história linda: seus moradores batalharam, na década de 1970, para salvar a região dos especuladores e garantir o direito à terra. Deu certo.

feriadoes

 

Olinda é uma festa

Milhões (sim, milhões) de foliões sobem e descem suas ladeiras de Olinda ao som do frevo no Carnaval. Mas a magia da cidade se mantém ao longo do ano todo – ainda mais se você percorrê-la com a companhia dos guias do projeto Turismo da Gente. Os roteiros, superoriginais, vão muito além das construções históricas: eles incluem, por exemplo, visitas a ateliês e apresentações de manifestações culturais de raiz africana, como o afoxé, o coco de roda e o maracatu. A ideia, através desses passeios, é buscar o desenvolvimento local e valorizar a identidade das comunidades que vivem ali. Tem mais: o Turismo da Gente também trabalha com pousadas domiciliares – perfeitas para quem aposta no contato com os moradores para que uma viagem seja ainda mais especial.

feriadoes

 

Em Paraty, no paraíso

O cenário impressiona: um longo braço de mar, que avança entre a Mata Atlântica por 8 quilômetros, formando o que muitos consideram o único fiorde brasileiro. Assim é o Saco do Mamanguá, ao sul de Paraty. Só dá pra chegar de barco a esse espetacular pedaço de litoral, o que dá à viagem um toque pra lá de exclusivo. É exatamente ali que fica a Pousada Refúgio Mamanguá, de cara para o mar verdinho e a natureza intocada da região – que pode ser explorada nas trilhas, nos passeios de canoa, no mergulho livre… Os ares são de paraíso perdido, mas o Mamanguá tem mais: tem muita cultura caiçara, retratada no artesanato, nos sabores de seus pratos e nas deliciosas histórias de seus moradores.

feriadoes

 

Fotos: Pousada Lagoa do Cassange: Ivan Simas; Prainha do Canto Verde: Arquivo Terramar; Olinda: Diego Di Niglio/Turismo da Gente; Pousada Refúgio Mamanguá: Paulo Nogara

Clique aqui para conhecer outros destinos do Guia Garupa do Brasil Autêntico.

    Tags:
  • Beberibe
  • turismo comunitário
  • Ceará
  • bahia
  • Maraú
  • Olinda
  • rio de janeiro
  • Pernambuco
  • turismo
  • Viagem
  • Paraty
  • turismo sustentável
  • praia
  • Sustentabilidade