Roteiros e viagens

Viagem do bem: um fim de semana perfeito no Rio de Janeiro

10 de abril de 2017

garupa

Uma pousadinha cheia de charme. Um passeio guiado por um museu a céu aberto, entre pinturas e grafites. Tudo isso em plena Zona Sul da cidade, entre Ipanema e Copacabana. Tudo isso com vistas espetaculares do mais espetacular destino do país.

O Tiki Hostel, no alto do Morro do Cantagalo, e seu “vizinho” Museu da Favela, entre as comunidades Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, formam a dobradinha perfeita para um fim de semana – ou um feriado! – no Rio de Janeiro. Um fim de semana entre dois ótimos exemplos de turismo de base comunitária.

O “hostel” do nome não define bem o que a hospedagem entrega. Os dez quartos acomodam até três pessoas em cama de casal ou de solteiro – não há quartos coletivos. Na decoração, o que chama atenção são os móveis e materiais reciclados, garimpados dos ferros-velhos da região, e o grafite que dá cor e identidade à construção em meio às casas da comunidade do Cantagalo.

A ideia é que você se sinta em casa nessa “hospedagem do bem”, que foi construída com a ajuda dos moradores e emprega mão de obra local, dando oportunidade aos jovens da região.

A pousadinha pode ser o ponto de partida para outra experiência única: um passeio pelo Museu da Favela, circuito de grafites que conta a história da formação das favelas cariocas desde as primeiras ocupações feitas por ex-escravos, no início do século 20.

Criado por lideranças das comunidades do Rio, o Museu movimenta a economia de pequenos empreendimentos, contribui para a quebra de estereótipos sobre os morros da cidade, valoriza as tradições culturais locais e investe na capacitação de seus moradores.

No roteiro, grafites e pinturas são a atração principal, com um plus: mirantes naturais com vistas para as praias de Ipanema, Leblon e Copacabana, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Corcovado, o Parque Nacional da Tijuca… Imperdível.

Tiki Hostel  Rua Nova Brasilia 22, Cantagalo, tel. (21) 2523-6008, www.tikihostel.com.br. Diárias a partir de R$ 90 (para duas pessoas)

 Museu da Favela  O passeio dura cerca de três horas e acontece todos os dias, inclusive aos sábados e domingos, às 10h e às 14h. Agendamento: www.museudefavela.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *