Roteiros e viagens

Conheça as mulheres superpoderosas de Minas Gerais

1 de setembro de 2017

Minas Gerais

Mestras, guerreiras, poderosas. Assim são as mulheres que esperam por você no roteiro Do Barro à Arte, em Minas Gerais, no mês de novembro. Elas moram em Campo Buriti, e fabricam as famosas bonecas de barro do Vale do Jequitinhonha.

A experiência é incomparável: são seis dias com hospedagem nas casas das artesãs, passeios, visitas a comunidades próximas e muita mão na massa: você vai aprender todo o processo de produção do artesanato local, da extração do barro à pintura das peças – tudo com a companhia de uma curadora de arte.

As mulheres do Vale

Nas comunidades do Vale, a cerâmica é a principal fonte de renda de mulheres que vivem sozinhas cerca de nove meses do ano – os homens precisam trabalhar em lavouras ou até em outros estados, por conta das dificuldades econômicas na região.

É nesse cenário que as mulheres trabalham, retirando o barro, preparando as tintas e modelando peças que retratam seu cotidiano e sua fé. São mulheres chefes de família, que estimulam a participação das mais jovens na tradição da cerâmica – uma dessas guerreiras é Zezinha, uma das mais consagradas artistas do Jequitinhonha, que guarda um jardim de cerâmica em seu quintal.

As oficinas são só a porta de entrada para um mundo de descobertas sobre as riquezas da comunidade. Espere provar os quitutes tradicionais bem servidos pelos anfitriões, conhecer as histórias de luta nessa região de seca e poucas oportunidades.

Minas Gerais

Turismo comunitário

O roteiro foi desenvolvido, junto com as comunidades locais, por um projeto da Raízes Desenvolvimento Sustentável, empresa que existe desde 2006 para impulsionar iniciativas de turismo solidário, comércio justo de artesanato e associativismo no Brasil e no mundo.

O turismo comunitário traz uma fonte de renda essencial para as famílias, empodera as mulheres e estimula a participação das jovens na tradição cerâmica e na dinâmica das visitas turísticas.

Minas Gerais

A viagem

Campo Buriti fica em Minas Novas, um dos municípios do Vale do Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais. A comunidade está a cerca de 200 km de Diamantina (média de 2h30 de carro, sendo parte em estrada pavimentada e parte em estrada de terra). Os traslados estão inclusos no roteiro, assim como uma noite de estadia em Diamantina.

O roteiro padrão dura cinco noites. O pacote inclui hospedagem em receptivos familiares, refeições na comunidade, traslado terrestre, oficinas e o acompanhamento da curadora de arte.

Do Barro à Arte

Próxima saída: 12 de novembro

Leia mais sobre esta experiência no Guia Garupa do Brasil Autêntico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *