Notícias

A Garupa no FITS 2017: encontro histórico para debater o turismo sustentável

6 de novembro de 2017

Foto-FITS_600x500px

A Garupa marcou presença no 13º FITS – Fórum Interamericano do Turismo Sustentável, dentro da Adventure Sports Fair 2017, na última semana de outubro. A equipe foi representada por Paula Arantes, coordenadora do FITS, e Mônica Barroso, que mediou o debate “O que já avançamos rumo à sustentabilidade no turismo brasileiro? O que ainda é urgente fazer para melhorar? Como?”.

Para Paula Arantes, da Garupa, o encontro foi histórico, ainda mais por 2017 ser o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, proclamado pela Unesco: “Foi muito simbólico. Reunimos entidades e pessoas respeitadíssimas para fazer uma retrospectiva de tudo o que conquistamos até aqui, dos principais marcos desse tema no país”. Paula destacou também a importância da união dessas entidades já pensando no que vem pela frente: “O Ministério do turismo, que criou uma câmara técnica para pensar no turismo sustentável, se comprometeu a consultar esse grupo para a tomada das próximas decisões. É um grande avanço”.

A conversa contou com a presença de representantes das principais entidades do trade: Isabel Barnasque, do Ministério do Turismo;  Heleni Riginos, do Sebrae Nacional; Mário Mantovani, do SOS Mata Atlântica; Anna Carolina Lobo, da WWF Brasil; Adriano Lopes de Melo, da Conservação Internacional; Roberto Vieto, da World Animal Protection; Ariane Janer, do Global Ecotourism Network (GEN); Monia Samia, da Braztoa; Gil Cunha, da Abeta; Simone Scorsato, da Brazilian Luxury Travel Association; Alexandre Garrido, da Sextante; e Matheus Silva, da São Paulo Travel.

A programação do FITS contou também com o debate “Visitação em Áreas Protegidas: Perspectivas e Novos Desafios”, que teve a participação de Pedro Menezes, coordenador do ICMBio. Um dos temas da conversa foi a Expedição Serras Guerreiras de Tapuruquara, experiência de turismo comunitário em território indígena, na Amazônia, realizada pela Garupa em parceria com o Instituto Socioambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *