Um ano para fazer história. Ou, para começar a escrever uma história que vai transformar a vida das comunidades ribeirinhas do Médio Rio Negro I e Médio Rio Negro II, no coração da Amazônia brasileira.

As Expedições Serras Guerreiras de Tapuruquara, realizadas entre outubro e o início de dezembro de 2017, geraram renda e ajudaram no resgate da cultura e da autoestima em cinco comunidades, impactando a vida de 495 moradores. E essa história está só começando.

O início

Tudo começou em 2012. Ali foi aprovada a Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial das Terras Indígenas (PNGATI), com o objetivo de garantir e promover as iniciativas indígenas com vistas à proteção, à recuperação, à conservação e ao uso sustentável dos recursos naturais das terras e territórios.

Em 2015, a FUNAI publicou uma Instrução Normativa (IN) regulamentando as atividades de visitação em Terras Indígenas. Ambas as medidas favoreceram a criação de um Plano de Visitação, pelas comunidades, com o objetivo de desenvolver o Turismo de Base Comunitária Indígena.

P1200089

O destino 

As Serras Guerreiras de Tapuruquara (Iwitera Maramuywera Tapuruquara Suiwara, na língua Nheengatu) ficam no município de Santa Isabel do Rio Negro (antiga Tapuruquara), nas Terras Indígenas Médio Rio Negro I e Médio Rio Negro II.

A região é habitada por oito etnias (Baré, Kuyauí, Piratapuya, Desana, Tukano, Tariana, Baniwa e Dow), que vivem ali há milhares de anos. Elas preservam suas tradições nas festas, danças, rituais, nos conhecimentos de agricultura e cultivo na floresta, na confecção de artefatos e utensílios de fibra e cerâmica e nas histórias e mitos que explicam os significados de cada processo. Tudo isso aliado à espetacular diversidade natural do Rio Negro.

P1200606

O desafio

Os povos indígenas da região enfrentam problemas complexos para a gestão territorial e ambiental. São conflitos geracionais, adensamento na ocupação territorial e, muitas vezes, migração para as zonas urbanas mais próximas. Enfrentam, ainda, as pressões e ameaças externas de narcotráfico e mineração, dificilmente fiscalizadas pelas precárias estruturas do Estado.

O objetivo do projeto é auxiliar as comunidades na estruturação de roteiros que conectem a população brasileira e mundial com seus modos de vida, e que chame a atenção para a importância de apoiá-los na preservação de um patrimônio único: a Amazônia.

P1200400

As viagens

Foram realizadas oito viagens entre outubro de 2017 e novembro de 2018. Cada expedição foi formada por grupos de 7 a 10 pessoas – todas inscritas através do site serrasdetapuruquara.org. Elas foram selecionadas pela equipe da ONG Garupa após entrevistas individuais que levaram em conta, entre outros aspectos, a experiência nesse tipo de viagem.

Os grupos percorreram os roteiros Iwitera (serra, na língua Nheengatu) ou Maniaka (mandioca). O primeiro tem perfil mais aventureiro e o segundo, mais cultural, mas ambos ofereceram experiências diversificadas (ou seja, aventura e cultura para todos os viajantes).

Ao longo de cada viagem, cinco comunidades foram visitadas. As hospedagens, as refeições, a participação em oficinas, festas e rituais e os passeios guiados pelos próprios moradores, como trilhas, roteiros de canoa e visitas a cachoeiras, fizeram parte da vivência.

Antes de deixar cada comunidade, os integrantes das expedições realizaram rodas de conversa com os moradores, para trocar impressões sobre a experiência.

Resultados até aqui

As expedições são viagens experimentais com o objetivo de aperfeiçoar os roteiros turísticos elaborados pelas comunidades indígenas do Rio Negro.

A profunda organização dos moradores nas divisões de trabalho chama a atenção, e a imersão proposta por eles, através das atividades planejadas, dá a dimensão da diversidade local – não só de paisagens, mas também dos diferentes usos do território e da interação dos povos indígenas com o lugar.

A mobilização local para o turismo estimula a discussão coletiva e incentiva a produção de artesanato – as peças são vendidas aos viajantes. O dinheiro do turismo chega direto para as comunidades através da ACIR – Associação das Comunidades Indígenas e Ribeirinhas. Parte da renda é direcionada para as famílias, e outra parte usada em investimentos coletivos, acompanhados pela associação.

Os próximos passos

Cinco viagens estão programadas para 2019.

ROTEIRO IWITERA (+ Aventura) – 10 dias
Saídas: 13/09, 18/10 e 29/11/2019

ROTEIRO MANIAKA (+ Cultura) – 07 a 10 dias
Saídas: 22/09 e 15/11/2019

Confira todas as informações no site do projeto: serrasdetapuruquara.org

Os parceiros

Os roteiros-teste da Expedição Serras Guerreiras de Tapuruquara foram desenvolvidos pela Garupa em parceria com o ISA (Instituto Socioambiental), a ACIR (Associação das Comunidades Indígenas e Ribeirinhas), a FOIRN (Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro), com apoio da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) e do ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Vídeo Direção e Fotografia: Marcelo Monzillo; Edição e montagem: Rodrigo Aranha; Produção local: Camila Sobral Barra; Apoio: H3000, Aliança pelo Clima e RFN

 

Fotos Paula Arantes

    Tags:
  • cultura
  • Viagem
  • Amazônia
  • turismo sustentável
  • Amazonas
  • Rio Negro
  • Sustentabilidade
  • Brasil
  • turismo comunitário
  • economia solidária
  • conservação