A Garupa é uma ONG que se dedica, desde 2013, a fortalecer o turismo responsável no Brasil.

Acreditamos no poder transformador de

Construir pontes

Criar laços

Chamar todo mundo pra conversa

Garupa conecta

Viajantes

que buscam experiências autênticas

Comunidades

empreendedores e organizações que fazem o turismo responsável acontecer

Gestores públicos e empresas

do turismo que querem fazer diferente (sensibilizados pela causa)

Atuamos no apoio a comunidades e iniciativas e na propagação dessa causa por meio de quatro frentes: divulgação de experiências sustentáveis brasileiras para um público amplo através do Guia Garupa do Brasil Autêntico; realização de Expedições Garupa e consultorias para outras organizações ou empresas buscando desenvolver roteiros sustentáveis e/ou comunicar com eficiência esse tipo de produto turístico.

Acha que seu destino merece uma Expedição Garupa, ou uma divulgação em nosso site ou perfis no Instagram e Facebook?

Escreva pra gente

Nossa história

A Garupa nasceu em 2012 com os apoios da ArgoIT, Casa do Agente, Consolid Latin América, Gapnet, Globalis e MMTGapnet.

Criamos a primeira plataforma de financiamento coletivo do Brasil dedicada a projetos de turismo sustentável. Desde o seu lançamento, 11 iniciativas, de vários cantos do Brasil, foram financiadas, arrecadando mais de R$ 280 mil de mais de 750 doadores. Os projetos geraram, por meio do turismo, renda direta para mais de 820 comunitários.

Equipe Garupa

Thalita Tomazetti

Turismóloga e mestranda em gestão ambiental e ecoturismo. Atua há 20 anos no desenvolvimento do turismo em comunidades tradicionais, tendo como premissa os pilares da sustentabilidade fundamentados na economia em escala humana. É gestora executiva da Garupa.

Claudia Carmello

Jornalista formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, tem 16 anos de experiência em jornalismo de viagem, meio ambiente e conhecimento, tendo integrado as equipes das revistas Os Caminhos da Terra e Viagem e Turismo, da Editora Abril. É co-fundadora e gestora de comunicação da Garupa.

Eduardo Cordeiro

Jornalista especializado em comunicação para o turismo. Como repórter e editor do Guia Quatro Rodas, na Editora Abril, percorreu mais de 200 mil quilômetros pelo país e coordenou publicações como Guia Brasil, Guia de Praias e Guia Fim de Semana. Cuida da comunicação da Garupa e da curadoria e conteúdo do Guia do Brasil Autêntico.

Ana Gabriela Fontoura

Turismóloga graduada pela Universidade Federal do Pará e especialista em Estudos Ambientais pela PUC-Minas, tem expertise em metodologias participativas e experiência como operadora de ecoturismo de base comunitária, área em que trabalha desde 2007. Atua na estruturação de novos projetos.

Arnaldo Franken

Líder do Grupo Arbo, mantenedor da Garupa, com mais de 200 colaboradores e 13 marcas nas áreas de turismo, eventos, streaming e broadcasting. Foi um dos precursores do Projeto Rondon, ação que levava estudantes universitários para conhecer a realidade brasileira no final da década de 1970, e tem pós-graduação em economia agrícola realizada em Israel.

Letícia Galdino

Turismóloga graduada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSC) e mestra em Turismo pela Universidade de São Paulo, tem experiência nas áreas de Lazer, Turismo e Hospitalidade. Nos últimos anos, atuou no Estado do Amazonas com Ecoturismo e Turismo de Base Comunitária. É Gestora de Projetos na Garupa.

Nuno Maia Areias

Especialista em Gestão de Projetos e Bacharel em Administração de Empresas. Tem ampla experiência em coordenação de projetos nas áreas de turismo, cultura e esportes, e atuou como Secretário Executivo do CODEFOZ (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu). Realiza a gestão administrativa e financeira dos projetos da Garupa.

Apoio: