A experiência única
Conhecer a Chapada Diamantina além do icônico pôr do sol no Morro do Pai Inácio – seja ouvindo as lendas sobre o tempo do coronelismo na região, visitando a casa de um pai de santo jarê ou simplesmente curtindo um forró pé de serra ao som de um dos ilustríssimos sanfoneiros locais.
O destino
O sanfoneiro Mestre Aurino é um dos moradores da comunidade da Vila do Remanso, do entorno de Lençóis, e guarda alguns dos saberes mais tradicionais da cultura local. Chamado mestre “griô”, é um dos muitos personagens que você conhece nos roteiros das Trilhas Griô.
As histórias e lendas da região contadas por eles são o ponto alto do passeio, mas as atividades vão além: dependendo do roteiro, é possível realizar oficinas de pesca, fazer farinha, passear de barco, conhecer o processo de garimpo no rio, visitar a casa de um pai de santo jarê (religião de matriz africana) e, claro, visitar algumas das belezas naturais da região – como a cachoeira do Capivari, a do Buracão e o Morro do Pai Inácio.
Espere ficar encantado com o passeio do início ao fim – seja ele um forró pé de serra ou uma roda de samba.
Está neste Guia por que
– Os passeios são feitos em parceria com as associações de moradores, que se beneficiam com a renda gerada pelos visitantes (85% vai para comunidade e 15% fica para a gestão e manutenção da agência de turismo solidária Trilhas Griô).
– A agência faz parte da ONG Grãos de Luz e Griô e promove o turismo cultural, buscando valorizar os saberes das comunidades locais por meio de vivências, caminhadas e oficinas.