A experiência única

Lado a lado com especialistas, observar e conhecer os hábitos da lontra, ameaçada de extinção, e ajudar a monitorar a espécie na região da Lagoa do Peri – com tempo para explorar as maravilhas da capital catarinense.

O destino

Curiosa e brincalhona, a lontra é um mamífero carnívoro que tem como habitat natural rios de água doce. Sensível às mudanças do ambiente, é também conhecida como “sentinela da água”, já que a sua presença pode dizer muito sobre a saúde dos ecossistemas. Esta e outras curiosidades você aprende em uma visita à sede do Projeto Lontra, que trabalha há mais de 30 anos pela preservação da espécie. Em uma trilha sinalizada, a observação guiada dos hábitos das lontras (atualmente oito) que ficam no centro de reabilitação é fascinante e esclarecedora.

Mas o passeio não precisa ser só contemplativo. Quem quiser colocar a mão na massa pode prolongar a estadia na base e ajudar os funcionários do projeto. Chamados de ecovoluntários, os visitantes acompanham as expedições de monitoramento, auxiliam o trabalho de manejo no cativeiro, fazem trilhas e andam de caiaque para coletar dados e mapear os hábitos desse mamífero carnívoro. Aos fins de semana, os voluntários ficam livres para conhecer todas as praias, trilhas e passeios de Floripa.

Está neste Guia por que

– Responsável pelo projeto, o Instituto Ekko Brasil mantém dois centros de pesquisa, conservação e educação ambiental para o estudo das lontras e outras espécies.

– Pratica o conceito de ecovoluntariado, buscando conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação por meio de sua participação ativa nas atividades realizadas pela instituição.

– Desenvolve ações com as comunidades do entorno e recebe escolas e universidades de todo o país.

  • © Divulgação/Instituto Ekko Brasil
  • © Divulgação/Instituto Ekko Brasil
  • © Divulgação/Instituto Ekko Brasil