A experiência única

Em um passeio de charrete pela praia, avistar tartarugas verdes no mar calminho ou, no fim da tarde, dar um mergulho em uma lagoa escondida em meio a dunas de areia branca.

O destino

Uma praia ecológica, escondida entre dunas, lagoas, coqueirais e mar limpinho, a 120 quilômetros da capital cearense. Ela pode até parecer deserta e privativa, mas quem cuida e preserva a Prainha do Canto Verde são as cerca de 1,3 mil pessoas que vivem na comunidade. Elas batalharam, na década de 1970, para salvar a região dos especuladores e garantir o direito à terra.

Vitoriosa, é a gente do lugar que torna a visita ainda mais aconchegante, ao administrar as hospedagens (quatro chalés, duas pousadas e seis casas), o restaurante e toda a operação turística. Espere conhecer melhor os moradores durante a trilha ecológica que leva até a incrível lagoa do Córrego de Sal, nas atividades de pesca artesanal, no passeio de charrete pela comunidade ou pela praia, na exploração para encontrar o ponto de desova das tartarugas-de-pente e no artesanato das rendeiras.

Está neste Guia por que

– A comunidade é uma das treze que fazem parte da Rede Cearense de Turismo Comunitário (Rede Tucum), uma das organizações pioneiras em turismo comunitário no Brasil, premiada aqui e no exterior.

– O turismo comunitário é uma prática da Prainha do Canto Verde desde 1998, com o intuito de aperfeiçoar a organização comunitária, o desenvolvimento local e a preservação do patrimônio natural e cultural.