A experiência única

Descobrir os saberes de uma comunidade ribeirinha em Santarém, em rodas de conversa, nas trilhas pela floresta nativa amazônica pra tomar banho de igarapé ou enquanto peneira a macaxeira no processo da farinhada.

O destino

Pra quem quer se embrenhar na floresta amazônica nativa, a comunidade de Atodi, onde vivem cerca de 200 moradores, é o destino certo. No caminho de nove quilômetros mata adentro da Trilha dos Castanheiros, o visitante vai esmiuçando, com a ajuda dos moradores locais, as espécies de árvores que aparecem pelo caminho e os bichos que dão as caras de vez em quando. O desfecho é refrescante e medicinal: um banho de igarapé com argila branca no coração da floresta.

Outros atrativos dessa comunidade são os passeios pelos igapós em canoas, as belas praias de rio e o aprendizado do processo de farinhada, tradicional processamento da mandioca e seus derivados. Os mais ousados podem tentar moer a macaxeira, separá-la, secá-la e peneirá-la até a hora de levá-la ao forno.

No final do dia, o descanso é feito nas redes da maloca central da simples pousada comunitária, construída em madeira e alvenaria e coberta de palha. Um banheiro de uso coletivo (masculino e feminino) sem água quente, uma cozinha e um espaço de convivência completam a estrutura.

Está neste Guia por que

– Tem água de poço artesiano e energia proveniente de placas solares.

– Projetada e construída pela comunidade, a pousada complementa a renda de cerca de 50 famílias.

– Faz parte da Turiarte, cooperativa formada por nove comunidades do entorno do rio Arapiuns que busca promover a qualidade de vida por meio do ecoturismo comunitário nas unidades de conservação e assentamentos da região.

  • © Chema Llanos/Saúde e Alegria
  • © Chema Llanos/Saúde e Alegria
  • © Chema Llanos/Saúde e Alegria
  • © Andrea Colares/Saúde e Alegria
  • © Divulgação/Saúde e Alegria
  • © Luca Vittorio Toffolon/Saúde e Alegria