Silva Jardim, RJ

Na casa do mico

AMLD, Reserva Biológica de Poço das Antas

preservação ambiental

A experiência única

Visitar uma família de micos-leões-dourados em seu habitat natural e aprender tudo sobre essa espécie endêmica da Mata Atlântica fluminense.

O destino

Se hoje o emblemático mico-leão-dourado não está mais na lista de animais em extinção, isso se deve ao trabalho da Associação Mico-leão-dourado (AMLD). Se em 1970 eram menos de 200 indivíduos na natureza, hoje esse número passa dos 2,2 mil – e é na região da Reserva Biológica de Poço das Antas, primeira Reserva Biológica do país, que você pode avistá-los.

O passeio acontece em meio à mata de uma propriedade a cerca de 30 km da sede, onde habitam três famílias de micos. O tour segue uma caminhada fácil, com a companhia de guias especializados da AMLD. Com sorte, você vai ficar cara a cara com o bicho e ainda pode acompanhar o trabalho de monitoramento realizado pelos técnicos. Na volta à sede, não deixe de comprar um dos produtos na lojinha para levar pra casa uma lembrancinha desses seres tão emblemáticos.

Está neste Guia por que

– Coordena um renomado trabalho de pesquisa sobre os micos-leões-dourados e de recuperação das áreas de mata para garantir a preservação da espécie.

– Realiza um programa de ecoturismo e de educação ambiental que busca conscientizar os visitantes sobre a importância da conservação da Mata Atlântica.

– Trabalha junto com os agricultores de assentamentos rurais do entorno para encontrar e implantar alternativas econômicas de desenvolvimento sustentável, como agroflorestas.

  • mico-leão-dourado em árvore

    © Haroldo Palo Jr./AMLD

  • visitantes na sede da Associação mico-leão-dourado

    © Divulgação/Garupa

  • palestra sobre as ações da Associação Mico-leão-dourado

    © Divulgação/Garupa

  • turista tira foto de mico

    © Divulgação/Garupa

  • turistas fotografam mico-leão-dourado

    © Divulgação/Garupa

  • três micos em árvore

    © Haroldo Palo Jr./AMLD

  • mico-leão-dourado em árvore

    © Haroldo Palo Jr./AMLD

  • micos em árvore

    © Divulgação/AMLD

  • mico-leão-dourado em árvore

    © Haroldo Palo Jr./AMLD

Garupa

Tem um projeto de turismo sustentável? Quer tirá-lo do papel?

Envie sua ideia