A experiência única

Ao amanhecer, ouvir a melodia do lendário uirapuru do alto de uma torre de 50 metros de altura no Cristalino Lodge. À tarde, conhecer a castanheira de 500 anos, a maior dessa região amazônica (são necessárias seis pessoas para abraçá-la). À noite, relaxar na banheira ao ar livre, no conforto de seu bangalô privativo.

O destino

Todas as trilhas que cortam a Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) onde está o Cristalino Lodge têm nível leve ou moderado, ou seja, até as crianças podem explorar a região montanhosa e descobrir suas riquezas – do chão ou do alto das duas torres de observação que alcançam 50 metros (e equivalem a prédios de 16 andares). De lá, você tem uma noção da imensidão da reserva: cerca de seis vezes o tamanho de Fernando de Noronha, ela tem mais de 11 mil hectares. Não à toa, abriga seis tipos de vegetação, onde moram espécies endêmicas como o macaco-aranha-de-cara-branca e quase 600 tipos de pássaros.

Mas nem é preciso ir muito longe para se encantar com a natureza: os 18 confortáveis quartos (entre bangalôs privativos e apartamentos) recebem, através das janelas, os sons e aromas que chegam da floresta. Reserve tempo, também, para relaxar no deque flutuante ou na sala de leitura.

Está neste Guia por que

– Já ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais de sustentabilidade em hotelaria.

– Tem arquitetura que privilegia a iluminação e a ventilação naturais, aquecimento solar da água e tratamento de resíduos biológicos

– Faz uso de produtos de limpeza biodegradáveis.

– Os hóspedes pagam uma taxa que é revertida à Fundação Cristalino, que realiza pesquisas e trabalhos de conservação e de educação ambiental com estudantes da região.

– Faz parte da iniciativa Pack for a Purpose, uma organização que incentiva viajantes a levarem contribuições para as comunidades nos destinos que visitam. Elas são destinadas aos projetos de educação da Fundação Cristalino.