A experiência única

Aproveitar um sábado ou domingo de sol para enxergar a cidade de São Paulo sob uma nova perspectiva, num passeio de bicicleta gratuito pelo centro, pela Avenida Paulista, pela Vila Madalena ou pelo Parque Ibirapuera.

O destino

Desde que as ciclovias se espalharam por São Paulo, o número de ciclistas na cidade mais que dobrou. Driblar os congestionamentos não é a única vantagem de percorrer trajetos sobre duas rodas: pedalando, a gente se aproxima da paisagem, das pessoas e da dinâmica da vida urbana.

Nas rotas boladas pelo Bike Tour SP, há muitas possibilidades para apreciar essa dinâmica, seja você um turista ou morador da cidade. No percurso que explora o Centro Velho, o Pateo do Colégio, o Viaduto do Chá e a Catedral da Sé transportam o ciclista para a época da fundação da cidade e de seu primeiro boom econômico e populacional. Já no passeio pela Vila Madalena, a cidade revela seu lado hype, com paradas em bares de samba, no Instituto Tomie Ohtake e no Beco do Batman. Há ainda outras três rotas possíveis: Avenida Paulista, Centro Novo e Parque do Ibirapuera.

Os passeios duram de uma a duas horas e cada grupo é formado por até 15 pessoas. Acompanhadas por um monitor que leva a caixa de som, elas recebem informações turísticas em português e inglês. Hoje financiado pela iniciativa privada, o Bike Tour SP também fornece as bicicletas e todo o equipamento de segurança (capacete, touca higiênica e colete de identificação).

Está neste guia por que

– Valoriza o patrimônio histórico e cultural da cidade ao mesmo tempo em que estimula a atividade física e uma forma de transporte mais sustentável.

– Tem rotas inclusivas, para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, e em libras.

– O alimento arrecadado é doado para duas instituições sociais que auxiliam famílias carentes.