Minas Novas, MG

Do barro à arte

Vale do Jequitinhonha

artesanato roteiro programado

A experiência única

Moldar a sua própria boneca de cerâmica do Vale do Jequitinhonha, guiado pelas mestras artesãs da região e acompanhado por uma curadora, que revela um outro olhar sobre a riqueza dessa arte popular brasileira.

O destino

É na comunidade de Campo Buriti, a cerca de 200 km de Diamantina, que estão algumas das mais famosas artesãs que produzem as bonecas de cerâmica do Vale do Jequitinhonha. Nesse roteiro, são elas quem recebem os visitantes em suas casas e ensinam a eles todos os segredos da arte de criar a cerâmica em diferentes oficinas: de onde extrair o barro, como socar e peneirá-lo antes de misturá-lo com água, quais as técnicas e instrumentos de molde e como ocorre o processo de pintura. Além disso, uma curadora de arte acompanha o passeio, e permite um olhar contextualizado sobre o artesanato local por meio de rodas de conversa e troca de impressões entre os participantes.

As oficinas são só a porta de entrada para um mundo de descobertas sobre as riquezas da comunidade. Espere provar os quitutes tradicionais bem servidos pelos anfitriões, conhecer as histórias de luta nessa região de seca e poucas oportunidades. Aos poucos, você vai se encantar com a personalidade forte e guerreira dessas mulheres, que lideram suas famílias, já que durante a maior parte do ano os maridos estão trabalhando em outras regiões do Brasil. Elas, aliás, possibilitaram o turismo como fonte de renda, ao se reunirem em associações de artesãs para receber os interessados nessas famosas bonecas de barro do Vale.

Está neste Guia por que

– O roteiro foi desenvolvido, junto com as comunidades locais, por um projeto da Raízes Desenvolvimento Sustentável, empresa que existe desde 2006 para impulsionar iniciativas de turismo solidário, comércio justo de artesanato e associativismo no Brasil e no mundo.

– O roteiro de turismo comunitário traz uma fonte de renda essencial para a comunidade, empodera as mulheres chefes de família e estimula a participação das jovens na tradição cerâmica e na dinâmica das visitas turísticas.

  • artesã e boneca de cerâmica

    © André Dib/Raízes

  • mulheres do vale do jequitinhonha

    © André Dib/Raízes

  • artesã e boneca de cerâmica

    © André Dib/Raízes

  • detalhe de artesã esculpindo o barro

    © André Dib/Raízes

  • artesã do vale do jequitinhonha

    © André Dib/Raízes

Garupa

Tem um projeto de turismo sustentável? Quer tirá-lo do papel?

Envie sua ideia