A experiência única

Moldar a sua própria boneca de cerâmica do Vale do Jequitinhonha, guiado pelas mestras artesãs da região, e descobrir um outro olhar sobre a riqueza dessa arte popular brasileira.

O destino

É na comunidade de Campo Buriti, a cerca de 200 quilômetros de Diamantina, que estão algumas das mais famosas artesãs que produzem as bonecas de cerâmica do Vale do Jequitinhonha. Nesse roteiro, são elas quem recebem os visitantes em suas casas e ensinam a eles todos os segredos da arte de criar a cerâmica em diferentes oficinas: de onde extrair o barro, como socar e peneirá-lo antes de misturá-lo com água, quais as técnicas e instrumentos de molde e como ocorre o processo de pintura.

As oficinas são só a porta de entrada para um mundo de descobertas sobre as riquezas da comunidade. Espere provar os quitutes tradicionais bem servidos pelas anfitriãs e conhecer as histórias de luta nessa região de seca e poucas oportunidades. Aos poucos, você vai se encantar com a personalidade forte e guerreira dessas mulheres, que lideram suas famílias, já que durante a maior parte do ano os maridos estão trabalhando em outras regiões do Brasil. Elas, aliás, possibilitaram o turismo como fonte de renda, ao se reunirem em associações de artesãs para receber os interessados nessas famosas bonecas de barro do Vale.

Está neste Guia por que

– O roteiro foi desenvolvido, junto com as comunidades locais, por um projeto da Vivejar, operadora com experiência em projetos de turismo sustentável em diversas regiões do Brasil.

– O roteiro de turismo comunitário traz uma fonte de renda essencial para a comunidade, empodera as mulheres chefes de família e estimula a participação das jovens na tradição cerâmica e na dinâmica das visitas turísticas.

  • © André Dib/Raízes
  • © André Dib/Raízes
  • © André Dib/Raízes
  • © André Dib/Raízes
  • © André Dib/Raízes