
VAMOS CONSTRUIR JUNTOS?
Um projeto com a metodologia da Teoria U
Quando viajamos, levamos conosco um enorme potencial de mudanças, para um mundo em constante transformação.
Nós acreditamos que a junção de diferentes pontos de vista é o primeiro passo para construção de novos caminhos.
Colocamos na mesma roda os mais diferentes atores do setor (ativistas, organizações, empresas e viajantes) para, juntos, dialogarmos, refletirmos e testarmos soluções para o futuro do turismo.
Não
percorremos
essa
jornada
sozinhos
- 5 continentes
- 36 países
- 149 cidades
- +300 times
Entre fevereiro e agosto de 2019, trabalhamos juntos com o u.lab-S, um laboratório social que reuniu cerca de 300 times do mundo todo dedicados a reduzir as disparidades ambientais, sociais e espirituais da nossa época.
Conduzidos pelo Presencing Institute/Massachusetts Institute of Technology, os times receberam todo o suporte metodológico baseado em técnicas e ferramentas da Teoria U (através de uma plataforma online) e tiveram à disposição espaços de diálogo que formaram uma jornada modular durante o primeiro semestre de 2019.
Foi uma jornada piloto que segue para a segunda edição que acontecerá no primeiro semestre de 2020 com o nome “u.lab 2x” e que está com as inscrições abertas.
A Garupa participou deste movimento global liderando uma jornada de reflexão e ação voltada ao “Futuro do Turismo”, que contou com a participação e engajamento de um grupo de convidados representativos dos diversos elos da cadeia do setor.
Nossa metodologia foi baseada em técnicas e ferramentas da Teoria U, desenvolvida no MIT.
Confira a agenda da nossa jornada modular:

Objetivos
do laboratório
Um entendimento mais profundo sobre as forças e obstáculos em jogo no sistema social sob a ótica do turismo como um setor econômico transversal.
A identificação de possibilidades de futuro para que o turismo exerça de fato seu potencial de transformação e desenvolvimento da sociedade.
A prototipagem de novas formas de colaboração entre os diferentes atores do setor por meio de projetos inovadores a serem idealizados ao longo do processo.
Foram 6 encontros presenciais, com encontros virtuais de acompanhamento entre eles.
Etapa 1
CO-INICIANDO
Unibes Cultural - 20/03/2019
O primeiro encontro contou com a participação de cerca de 50 pessoas representando diferentes instituições e perspectivas do setor do turismo: ONGs socioambientais, trade turístico, meio acadêmico, destinos, comunidades, associações de classe, Sistema S e governo. Através do uso do método “Mapeamento 3D”, o encontro alcançou os seguintes resultados:
- Interação e diálogo entre diferentes atores e pontos de vista.
- Construção mão na massa de uma imagem coletiva e multi-stakeholder do cenário atual do turismo no Brasil.
- Reflexões sobre as mudanças necessárias para um turismo mais inclusivo, responsável e próspero.
- Construção de 5 cenários, realizados por 5 diferentes grupos: Jornada para o Bom Turismo para Todos, Turismo Consciente, Revolução, #vamosjuntos#fazendojuntos, Esperança Inquieta.
Principais temas que surgiram dentro desses cenários e reflexões:
- Colocar-se como parte do problema.
- Sensibilização, Conscientização, Educação, Comunicação.
- Mobilização, influência, advocacy para políticas públicas.
- Visão de longo prazo, convergência de propósitos, objetivos comuns, capilarização das ações (em várias ‘células’ e em várias localidades).
- Utilização positiva da tecnologia.
- Planejamento participativo, parcerias, trabalho em rede.
- Comprometimento, engajamento de todo o trade, esforços coletivos.
- Ampliação de escutas e vozes, para além dos convertidos, incluindo os turistas, as comunidades locais.
A partir deste encontro formou-se um grupo de trabalho de cerca de 25 pessoas que se dispôs a seguir na jornada conosco

ETAPA 2
CO-SENTINDO
Edifício Metropolitano – 24/04/2019
O segundo encontro teve como objetivo ampliar a percepção do campo, formar e instrumentalizar o grupo de trabalho para as próximas etapas. A agenda do encontro incluiu dinâmicas baseadas em técnicas de escuta empática e a apresentação de 2 ferramentas que serviriam de base para o trabalho de campo que viria em seguida: Jornadas de Aprendizagem e Entrevistas com Partes Interessadas. Durante este encontro, os participantes tiveram contato com o Teatro da Presença Social, que traz práticas corporais como parte do processo de ampliação do olhar e da escuta.
Principais resultados do encontro:
- Afunilamento e escolha de seis pontos de alavancagem para basear o aprofundamento da investigação em campo, a partir das reflexões e provocações geradas no primeiro encontro: Planejamento Participativo, Turistas Excluídos, Responsabilidade com as Comunidades, Educação e Conscientização, Onda de Tecnologia, Turismo de Massa x Experiência.
- A formação de subgrupos de trabalho (por afinidade pelos temas acima) para ir a campo e ampliar o conhecimento e as percepções sobre o atual cenário do turismo no Brasil, com base nas perguntas:
“O que precisamos saber para evoluir?”
“Com quem precisamos conversar?”

ETAPA 3
PRESENCIANDO
Edifício Metropolitano - 29/05/2019
O terceiro encontro teve como objetivo reunir as vivências, impressões e informações colhidas pelos 6 grupos temáticos. Alguns dos desafios trazidos pelos grupos:
- Heterogeneidade de partes interessadas discutindo – a importância de entender perfis e expectativas
- A importância de acompanhar mudanças
- A importância de um ente moderador
- Descontinuidade de Políticas Públicas
- Carência de formação específica, histórica e ambiental.
- A importância da sensibilização e educação
- O uso dos dados pessoais pela tecnologia
- Estereótipos nas campanhas - população negra excluída.
- A falta de pulverização dos destinos e a concentração da época do ano para viajar.
- A capacidade da Natureza.
- A qualidade da experiência
- Massificação: o direito de viajar versus o impacto de um grande volume de viajantes.
- As operadoras não são só as vilãs.
A partir disso aconteceu um rico compartilhamento dos resultados das visitas e entrevistas realizadas ao longo do mês – com a utilização da técnica do Mapeamento 4D. Através de esculturas humanas foram reveladas nuances das relações entre os diferentes atores do setor, que levantaram temas a serem aprofundados como:
- ONG olhando para o TURISTA EXCLUÍDO
- Papel estratégico da AGÊNCIA. AGÊNCIA + EDUCAÇÃO = Turismo Consciente
- Parcerias (conexões)
- Isolamento intencional da PLATAFORMA TECNOLÓGICA
- Medo da COMUNIDADE LOCAL em se aproximar
- Iniciativa do GOVERNO em fazer parte
- TURISTA com o apoio da EDUCAÇÃO enxerga a NATUREZA e a COMUNIDADE LOCAL com respeito
- TURISTA quer ser bem atendido
- NATUREZA e COMUNIDADE LOCAL precisaram de muito suporte para serem incluídas no sistema
- Pouco protagonismo da OPERADORA
A partir destas novas pistas, o grupo levou como desafio se aprofundar, ampliar a coleta de informações, testar as hipóteses.

ETAPA 4
CO-CRIANDO
Edifício Metropolitano - 26/06/2019
O quarto encontro propôs um novo passo: levar as ideias para o campo prático. Após uma reflexão individual sobre anseios e impulsos de ação, sementes de ideias foram expostas e novos grupos foram formados por proximidade e afinidade de intenções. E cada uma dessas ideias foi amadurecida e materializada através de uma representação 3D em argila, a partir do princípio da prototipagem.
Principais resultados do encontro:
- Reflexão individual sobre o processo até o momento e identificação de impulsos de ação.
- Idealização de três potenciais protótipos e formação de times de prototipagem baseados nos temas: Plataforma Online, Desenvolvimento Comunitário + Economia Circular, Plataforma Multi-stakeholder de Conhecimento.
- Introdução da ferramenta “Canvas do Protótipo”, para ser trabalhada por cada time durante o mês.
- Convite para a ação através de primeiros pequenos passos.

ETAPA 5
REFINAMENTOS
Unibes Cultural - 31/07/2019
O quinto encontro contou com convidados externos, além dos três times de prototipagem. Foi um momento de retrospectiva da jornada, e de cultivar a qualidade do solo para que cada protótipo pudesse receber feedbacks construtivos e continuar seu desenvolvimento.
Principais resultados do encontro:
- Retrospectiva da jornada até o momento
- Compartilhamento das vivências dos times de prototipagem
- Reflexão individual sobre conexão e comprometimento com a continuidade do protótipo
- Reflexão dos times sobre as condições necessárias para fazer o protótipo evoluir, e um plano de ação
- Feedbacks externos que elucidaram oportunidades e desafios de cada protótipo

ETAPA FINAL
CO-EVOLUINDO
Edifício Metropolitano - 28/08/2019
O sexto e último encontro da jornada teve como objetivo proporcionar um novo momento de reflexão e aprofundamento das oportunidades e desafios de prototipar o novo, e de compartilhar os aprendizados e insights de toda a jornada. Foi gratificante observar as transformações individuais e o poder de mobilização dos encontros, quando guiados por uma abordagem organizadora e integradora.
Principais resultados do encontro:
- Um forte vínculo entre os participantes, que foram se apropriando das ferramentas e qualidades desenvolvidas ao longo dos encontros
- Impulsos de ação vivos, apesar dos desafios de materialização dos protótipos
- Discurso homogêneo sobre a importância de um mediador que mantenha a chama do processo acesa
- Sentimento de gratidão e celebração pela jornada de aprendizado concluída











































A Garupa agradece a todos que se dispuseram a caminhar com a gente, e está aberta para dialogar com parceiros para juntos darmos continuidade e potencializarmos esta jornada que está só começando.
Vamos conversar?