Contribuir para o desenvolvimento do turismo responsável em São João d’ Aliança (GO) na perspectiva da valorização cultural e ambiental. Esse foi o conceito do projeto realizado pela Garupa em parceria com o Serviço Florestal dos Estados Unidos – USFS no mês de março.

Foram três dias de oficinas participativas abertas à comunidade, para promover o engajamento e a formação de atores-chave. O objetivo foi ampliar a atuação local na promoção do planejamento turístico com a formatação de roteiros, a gestão da segurança para atividades de turismo na natureza e a prevenção de incêndios e consolidação da brigada voluntária.

A realização das oficinas promoveu um importante reencontro entre os atores locais, algo que não acontecia há pouco mais de dois anos, desde o início da pandemia de Covid-19. Além disso, a sensibilização dos atores mapeados possibilitou a aproximação do grupo que participou da formação promovida pelo Corpo de Bombeiros de Planaltina em novembro de 2021.

O plano de ação preliminar construído indicou a importância de olhar para a estruturação dos diferentes serviços de apoio, bem como o papel estratégico que as ações de prevenção de incêndio e a compreensão e visibilidade do papel do turismo na preservação podem acarretar em termos de engajamento e desenvolvimento local.

Como próximos passos estão previstas para o próximo trimestre mais duas oficinas participativas (com foco no planejamento turístico, prevenção de fogo, gestão da segurança e interpretação ambiental), a elaboração de um mapa turístico (com inserção dos novos pontos identificados) e a elaboração do Plano de Contingência para a prevenção de incêndios.