Praça Tiradentes, centro do Rio de Janeiro. Entre tantas construções importantes, que fazem parte da história da urbanização da cidade, três delas acabam de ser restauradas. E já viraram um importante ponto turístico: o conjunto arquitetônico, conhecido como Solar do Visconde do Rio Seco, foi transformado no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), inaugurado no final de março.

A iniciativa tem o objetivo de valorizar o artesanato e apresentá-lo como um importante produto do país. A enorme diversidade de artistas, peças e materiais utilizados na atividade também terá espaço permanente no lugar, que abriu ao público com a exposição “Origem Vegetal: a biodiversidade transformada”, com 800 peças elaboradas por artesãos de todas as regiões do país.

Além da mostra, outras atrações para os visitantes são o tour pelo belo prédio de três andares, construído no final do século 18, as oficinas, a midiateca (com enorme acervo sobre o tema), o restaurante, o café. E, claro, as compras: a loja Evento tem mais de 500 m², com peças espalhadas por sete ambientes. O novo CRAB abriga também o “espaço de reflexão”, com programação de cursos, seminários e debates, e o “espaço experimental”, que deve funcionar como um laboratório livre de criação.

Num ano de tantas inaugurações e novidades (e de tantos visitantes!) no Rio de Janeiro, nada como ver nascer um centro cultural voltado só para o artesanato. Assim como o Sebrae, a Garupa também acredita e aposta nessa atividade da economia criativa que “gera renda, fixa as pessoas nas suas regiões de origem e expressa culturas”.

Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) – Praça Tiradentes, 67/71, Centro, Rio de Janeiro; 3ª 10h/19h; 4ª/sáb 10h/17h; grátis.

Em parceria com Abril – Viagem e Turismo

    Tags:
  • artesanato
  • passeio
  • museu
  • cultura
  • rio de janeiro
  • sebrae
  • turismo