Na comunidade, os dias foram tomados por workshops e visitas às atrações e às casas dos artesãos, que trabalham com palha de carnaúba e borracha de pneu de caminhão

Acabamos de voltar de Várzea Queimada, no sertão do Piauí, e estamos muito felizes por poder contar a vocês que a primeira Expedição Garupa – Chapada do Araripe foi um grande sucesso! Foram 5 dias de trabalho, vivências e trocas com essa fantástica comunidade de artesãos, que recebeu a Expedição de braços abertos e deixou saudades na hora da partida.

A aventura começou em Nova Olinda, no Ceará, no dia 13: na cidade o grupo visitou a Fundação Casa Grande, referência em turismo de base comunitária no Brasil. O projeto emocionou e inspirou a todos para a continuação da viagem, que no mesmo dia seguiu para Várzea Queimada com a companhia de cinco integrantes da Fundação.

Reuniões entre o grupo de visitantes e os moradores ocorreram todos os dias

Os dias em Várzea Queimada renderam. Workshops, visitas aos possíveis atrativos turísticos, aos estabelecimentos comerciais e às residências tiveram como objetivo identificar as reais necessidades e o verdadeiro potencial do povoado como destino de viagem. Reuniões entre o grupo e os moradores ocorreram todos os dias, contato intenso e necessário para que a comunidade revelasse suas dúvidas, expectativas e, principalmente, compartilhasse sugestões de modelos para o desenvolvimento do turismo no local. Ao mesmo tempo, os integrantes da Fundação Casa Grande visitaram todas as casas que receberam hóspedes durante a Expedição, e passaram aos moradores toda a sua experiência nessa atividade – as pousadas domiciliares são um ponto alto do turismo em Nova Olinda.

O próximo passo dessa jornada será um workshop que reunirá, em São Paulo, alguns integrantes da viagem e as equipes da Garupa e do projeto A Gente Transforma, parceiro da Expedição, liderado pelo designer Marcelo Rosenbaum. A ideia é elaborar o plano de ação que será desenvolvido na comunidade a partir dos diagnósticos feitos na viagem.

Recompensas

Agora o nosso esforço (da Garupa e dos artesãos de Várzea Queimada) é para produzir e entregar as recompensas nos próximos dois meses. As peças são lindas! Para esclarecer eventuais dúvidas, escreva para expedicões@garupa.org.br.

Como foi a campanha

A ONG Garupa, pioneira em crowdfunding para turismo sustentável no Brasil, lançou no dia 12 de novembro de 2015 uma campanha de financiamento coletivo para viabiliazar a Expedição Garupa – Chapada do Araripe, em parceria com o projeto A Gente Transforma, do designer Marcelo Rosenbaum, e a Fundação Casa Grande, de Nova Olinda, Ceará. A campanha foi bem sucedida e bateu 100% da meta (R$ 59.530), com 70 doadores.

Em parceria com Abril – Viagem e Turismo

    Tags:
  • chapada do Araripe
  • fundação casa grande
  • Piauí
  • rosenbaum
  • turismo comunitário
  • várzea queimada
  • a gente transforma
  • artesanato