A experiência única

Saborear o autêntico sabor da roça no filezinho de tilápia empanado em farinha de milho e guarnecido por polenta, queijo colonial e outras receitas do restaurante de Dona Ivanir, feitas com ingredientes orgânicos cultivados no sítio da família.

O destino

Galinha caipira com polenta de milho verde, salada orgânica, batata doce frita, bolinhos de arroz, de alface com aipim são alguns outros pratos que dão cor e cheiro ao restaurante da família Pires, na região do Alto Vale do Itajaí. Fica ainda mais gostoso comer por aqui ao saber que o local servia como estufa de fumo na época em que a família de agricultores cultivava tabaco. Hoje, eles abandonaram essa prática (que além de prejudicial ao meio ambiente, é nociva à saúde dos agricultores), tem uma horta agroecológica (de onde saem os ingredientes direto pra cozinha) e administram o restaurante cheios de carinho e atenção para oferecer aos mais de 300 clientes que passam pela casa toda semana.

Está neste Guia por que

– A família Pires é parceira da Acolhida na Colônia, associação que valoriza o modo de vida rural por meio do agroturismo ecológico, gerando oportunidades para que as pessoas permaneçam no campo. O projeto nasceu na França e veio para o Brasil em 1999.

  • © Ana Paula Severiano/Garupa
  • © Ana Paula Severiano/Garupa
  • © Divulgação/Garupa
  • © Divulgação/Garupa