A experiência única

Sob a luz da lua cheia, passear em cavalos da raça crioula por bairros da zona rural de Porto Alegre e, depois do passeio, apreciar um delicioso jantar campeiro preparado com produtos orgânicos locais.

O destino

Porto Alegre é a capital com a segunda maior área rural do Brasil (a primeira é Palmas). Os 11 bairros da zona sul da cidade ocupam cerca de 30% do território e são uma opção de passeio a menos de uma hora do centro. Nas pequenas propriedades – durante o século XIX ocupadas por estâncias para criação de gado e produtos agrícolas – ainda se vive com o charme do passado: parrerais, pomares, criação de cavalos e ovelhas pontuam a paisagem junto ao céu azulzíssimo e aos pastos verdejantes.

Desde 2005, com o apoio do poder público, os moradores locais se organizaram em uma associação para abrir suas propriedades e atividades ao público. Em um dia de visita, dá para colher frutas do pé, visitar criações de equinos, conhecer mais sobre o cultivo de produtos orgânicos, provar um almoço ou um café campeiro e até sair com uma cesta de piquenique farta de produtos elaborados ali.

A Cavalgada da Lua Cheia faz parte das experiências oferecidas pela associação, mediante reserva e grupo mínimo de cinco pessoas, e tem como ponto de partida a propriedade Cabanha La Paloma. À cavalo e iluminado pela luz da lua, o grupo percorre 10 quilômetros em bairros da zona sul como Lageado, Lami e Belém Novo. A imersão na vida tradicional gaúcha termina com um jantar campeiro que inclui feijão mexido, arroz de carreteiro, aipim cozido e sagu.

Está neste guia por que

– As propriedades valorizam o cultivo de produtos orgânicos.

– Os passeios geram renda, por meio do turismo, para pequenos proprietários.

– Os roteiros empregam mão-de-obra local.

– Valoriza produtos e saberes regionais.