A experiência única

Conhecer tradições da cultura quilombola por meio do artesanato do projeto Arte no Quilombo, que tem como principais matérias-primas a palha da bananeira e a palha do milho. Com um pouco mais de tempo, há como aprender algumas técnicas na oficina com os artesãos.

O destino

Criado em 2004 por dez artesãs, o projeto cresceu e ganhou importância no bairro Quilombo, uma das raras comunidades quilombolas remanescentes na cidade de São Bento do Sapucaí (SP). Hoje, conta com cerca de 60 membros que têm o artesanato como fonte de renda.

Cestas, bancos, porta-retratos, esteiras, tapetes, flores, presépios e demais enfeites são produzidos principalmente a partir da palha da bananeira e da palha do milho, matérias-primas facilmente encontradas na região e usadas no passado pelos quilombolas. Bambu, madeira e barro são outros materiais utilizados.

Além de visitar a sede e adquirir peças, a experiência pode ser enriquecida com uma oficina: um dos artesãos do projeto ensina técnicas de fabrico e conta detalhes de tradições da cultura quilombola.

Está neste Guia por que

– É uma iniciativa da Associação dos Moradores e Artesãos do Bairro do Quilombo, cujos membros empregam o manejo sustentável das matérias-primas.

– Preserva a cultura local e coloca os artesãos como protagonistas do desenvolvimento econômico da comunidade.

– Promove o comércio justo e a economia solidária.

– Incentiva os mais velhos a passarem o conhecimento artístico aos jovens.