

Plataforma Favela Experience
Um projeto inovador, com o objetivo de mudar o cenário do turismo nas favelas. A ideia é tornar acessíveis, a qualquer viajante, experiências autênticas que gerem desenvolvimento econômico e social para as comunidades.
Criamos a primeira plataforma de financiamento coletivo para projetos de turismo sustentável do Brasil
A Garupa nasceu em 2012 como a primeira plataforma de financiamento coletivo do Brasil dedicada a projetos de turismo sustentável.
Desde o lançamento da Garupa, 11 iniciativas concluíram suas campanhas com sucesso, arrecadando mais de R$ 280 mil que agora beneficiam mais de 820 comunitários.
Ao longo dos anos ampliamos nossa linha de atuação a fim de impactar mais destinos e comunidades, e de comunicar a nossa causa a um público mais amplo. Com isso, o crowdfunding passou a ser uma estratégia de ação conjugada a outras, e não mais uma atividade fim.
Conheça aqui todos os projetos
Um projeto inovador, com o objetivo de mudar o cenário do turismo nas favelas. A ideia é tornar acessíveis, a qualquer viajante, experiências autênticas que gerem desenvolvimento econômico e social para as comunidades.
A criação, junto à comunidade local, de um cardápio de atividades para os turistas que visitam a Guarda na baixa temporada. Esse era o objetivo do projeto, ao lado de uma viagem-piloto para a adequação desse novo modelo de turismo.
Agosto e setembro/2016
A campanha ajudou a cocriar um modelo de turismo de base comunitária pra Várzea Queimada, uma vila de artesãos no sertão do Piauí.
Novembro/2015
Realizar um encontro de 200 jovens, do Ceará e de todo o Brasil, para discutir a promoção do turismo em suas comunidades era a meta, alcançada com sucesso, desta campanha da Rede Tucum.
Novembro/2015
Flores de fibras, bolsas de couro, esculturas de barro. Tudo isso é fruto do rico artesanato produzido em comunidades do sertão paraibano, que ainda precisam de apoio na comercialização dos seus produtos.
Junho e julho/2015
As experiências de turismo comunitário mais legais do Brasil estiveram no encontro da Rede Turisol, financiado via Garupa. O evento, em agosto de 2015, marcou a rearticulação das iniciativas da Rede.
Abril e maio/2015
No interior de São Paulo, aficionados por trens ajudam a manter funcionando ainda hoje a ferrovia que corta Campinas para contar parte da história do Brasil e dos grandes barões de café durante o século 19.
Fevereiro e março/2015
Apesar de pouco conhecido como destino turístico, o Jequitinhonha é um caldeirão de cultura pronto para ser visitado. Para revelar ao público a essa riqueza, nada melhor que um grande festival.
Dezembro/2014 e janeiro/2015
Como preservar as trilhas, pinturas rupestres e praias de água doce de Carrancas, em Minas? Neste projeto, a educação ambiental dos visitantes é a resposta.
Outubro e novembro/2014
Com os recursos captados via Garupa, as pousadas domiciliares de Capivari agora têm água aquecida com energia solar para o banho dos visitantes.
Setembro e outubro/2014
© 2013 garupa.org.br – ASSOCIAÇÃO GARUPA Rua Major Sertorio, 128 – Conj. 41/42 – Centro, São Paulo, SP.